Defesa de trabalho de conclusão de curso de Graduação em Oceanografia

Aluna: Decimara Nunes Capucho intitulada
Trabalho: 'Emissões antrópicas e naturais de nitrogênio e fósforo para o sistema estuarino do rio Reis Magos (ES)'
Data e horário: sexta-feira, 13/07/2018,  as 13:30 h
Local: sala 10 do Departamento de Oceanografia e Ecologia da UFES
Resumo:
O estuário é o principal ecossistema costeiro do gradiente flúvio-marinho e encontra-se impactado pelo crescimento das atividades humanas. O aumento da produção de alimentos e da urbanização elevou aos aportes de nutrientes provenientes da bacia hidrográfica para os estuários. Os materiais oriundos das atividades antrópicas são drenados pela bacia hidrográfica e aportam no estuário a partir do fluxo fluvial. Nutrientes tais como o nitrogênio (N) e fósforo (P) são produzidos em grandes quantidades por processos naturais como intemperismo e lixiviação de rochas e solos da bacia, bem como por atividades agropecuárias e pela urbanização, sendo estes elementos os principais compostos responsáveis pelo processo de eutrofização das águas costeiras. O sistema estuarino do rio Reis Magos, localiza-se nos municípios da Serra e Fundão (ES), sendo influenciado por atividades antrópicas, tais como despejo de esgotos domésticos e assoreamento e desmatamento de suas margens.  As atividades agropecuárias são bem expressivas na região, sendo influenciadas principalmente pelas características sociais e culturais da população rural e ao clima propício ao cultivo e criação animal. Desse modo, este trabalho teve como objetivo estimar as cargas de N e P aportadas anualmente no estuário do rio Reis Magos, abordando as principais fontes antrópicas e naturais da bacia hidrográfica. A estimativa por fonte de emissão é uma ferramenta útil para o estudo de pequenas bacias dado à falta de dados e informações disponíveis. Os aportes mais expressivos de N e P são oriundos das atividades agropecuárias, sendo este fator possivelmente agravado pelos atributos morfométricos associados às características dos solos e relevo da bacia. O relevo montanhoso somado a vulnerabilidade dos solos influencia na disponibilidade de cargas de N e P para as águas estuarinas. Através dos dados de monitoramento, verificou-se que as águas fluviais à jusante dos centros urbanos sofrem incremento de cargas N e P, possivelmente oriundas de esgotos domésticos. A situação pode estar agravada, ao se considerar o adensamento urbano ao redor das áreas estuarinas. Práticas no manejo dos solos pelas atividades agropecuárias, adequação de águas residuárias e a melhoria na gestão urbana são ações importantes que devem ser tomadas para a proteção da qualidade ambiental do sistema estuarino do rio Reis Magos.
Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.